skip to Main Content
Versatilidade Do Profissional De RH

Versatilidade do profissional de RH

O setor de RH e suas áreas de atuação estão entre as profissões em alta no ano de 2018.

A gestão de recursos humanos, com o passar do tempo, se tornou uma das prioridades das empresas atuais e isso demanda um setor com profissionais especializados no assunto.

Esses profissionais participam do setor de RH e hoje seu grande valor vem da gestão e do cuidado que tem com o patrimônio mais importante de uma organização: as pessoas.

Os partícipes desse setor exercem a nobre função de colaborar no crescimento e geração de lucros da empresa, sem perder o foco e o ideal de gerar o bem para os empregados.

Pensando nas características essenciais que o especialista em RH precisa ter para exercer a sua função e lidar com os recursos humanos é possível que ele se torne um profissional versátil e seja considerado preparado para muitas outras áreas.

Você que é estudante de RH e ainda não conseguiu se encontrar ou adquirir um emprego na área, não desanime, pois o seu potencial para exercer diversas funções é grande.

Profissional versátil

Áreas que um profissional de RH pode atuar

O curso que forma os especialistas no setor de RH, conta com uma grade de ensino ampla, que promove conhecimentos nas áreas de administração de todo o processo de um funcionário, que envolvem cálculo de salários e benefícios, como também a gestão e relacionamento do mesmo com a organização.

Tendo em vista esses conhecimentos, é possível ser um profissional versátil, alinhá-los à experiências e aplicá-los em outras áreas e setores.

Veja abaixo algumas outras funções:

Coaching

O especialista voltado para essa área, atua como um treinador responsável pelo acompanhamento, aconselhamento e desenvolvimento da carreira de outros profissionais, os ajudando a alcançar os objetivos e metas por eles traçados.

No RH funciona exatamente dessa forma, com o auxílio no alcance de metas para a formação e desenvolvimento de pessoas.

Headhunter

Nessa área você pode se especializar para agir como um “caça talentos”. O objetivo dessa profissão é que encontre o profissional ideal de acordo com perfil previamente traçado pela empresa.

É exatamente encontrar para a organização um talento que coincida exatamente com o que ela precisa ou até supere suas expectativas.

Psicologia organizacional e do trabalho

A psicologia é algo que está extremamente ligada ao profissional de RH, pois ele precisará lidar com pessoas, que vêm carregadas de sentimentos e reações que se fazem presente no decorrer dos dias de trabalho.

Problemas familiares e pessoais podem afetar a rotina de trabalho das pessoas, o profissional de RH precisa identificar e se comunicar com o seu funcionário a fim de entender o que está afetando o seu serviço e fazer de tudo para melhorar o seu desempenho, servindo até como conselheiro para a resolução de conflitos dentro e fora da organização.

É nesse momento que a psicologia organizacional e do trabalho entram, na criação de um ambiente e de um clima agradável ao funcionário para que ele possa desenvolver suas metas não só profissionais, mas também de desenvolvimento pessoal.

Esse profissional atua de forma a ser um apoio para os funcionários de uma empresa.

Consultoria

É possível que o profissional de RH preste consultoria em diversas áreas. Na área de vendas por exemplo, como lidar da melhor forma com as pessoas que serão seus clientes e como abordá-las.

A empresas em geral na forma de como aproximar seus funcionários e gestores e mantê-los motivados.

E até online, com consultorias via internet através de blogs ou vídeos, que alcançarão um público maior.

Torne-se um profissional versátil

Não se deve descartar a possibilidade de um negócio próprio, seja como consultor, headhunter, coaching, ou até mesmo em áreas totalmente distintas.

A essência da profissão é os recursos humanos,  saber lidar com as pessoas te qualifica para muita coisa e te proporciona um diferencial ausente em muitos.

Vale lembrar que em qualquer área escolhida é preciso que procure formas de se especializar e adicionar complementos aos seus estudos, para que seja o melhor profissional possível e tenha aptidão para exercer determinadas funções, afinal conhecimento nunca é demais.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
Desde a Revolução Industrial, entre o final do século XVIII…
Cresta Posts Box by CP

Preencha o formulário para realizar o download do E-book 7 Coissas Essenciais para sua carreira!
Estudante de RH
.