skip to Main Content
RH 4.0 – O Que é E O Que Você Precisa Saber?

RH 4.0 – O que é e o que você precisa saber?

Transforme erros em acertos, dados em decisões e capital humano em produtividade com o RH 4.0

Descubra todo o potencial do RH 4.0 para a sua carreira como profissional de Recursos Humanos e garanta o desenvolvimento da sua organização com I.A.

O mundo vem passando por transformações que estão ficando cada vez mais frequentes e impactantes nas rotinas de empresas, empresários e colaboradores.

Tais transformações, a primeiro momento, podem gerar estranhamento e até mesmo negação, seja por parte do empregador ou do empregado, mas, com o passar do tempo, se mostram extremamente necessárias para o desenvolvimento não somente das empresas, mas também de toda a sociedade.

Sendo assim, hoje, iremos abordar um assunto que já vem sendo discutido a algum tempo no mercado – em torno de 10 anos – e que agora, com a chegada do Coronavírus e as necessidades tecnológicas, pode ser crucial para o sucesso da organização para qual você trabalha, presta os seus serviços ou então está se habilitando para isso. Estamos falando do RH 4.0.

RH 4.0 – Uma Revolução Para A Gestão Do Capital Humano!

Neste tópico, vamos esclarecer para você o que exatamente é o RH 4.0, no entanto, antes de abordarmos esse assunto com maior efetividade, é preciso que você compreenda, primeiro, o que é indústria 4.0 e como ela influencia diretamente os Recursos Humanos 4.0.

A indústria 4.0

Como citado, sabemos que o mundo empresarial se mantém em constante inovação, deste modo, se antes a batalha era otimizar a produção artesanal à grande escala, hoje, os desafios são encarados de maneira a mensurar o máximo de dados possíveis e, assim, em questão de segundos, entregar soluções que sejam capazes de aumentar o faturamento de multinacionais, em megaoperações.

O tempo se tornou cada vez mais precioso para os empresários, investidores e para a economia. E é com essa visão que a indústria 4.0 surgiu.

Sendo assim, aliada à ela, temos termos como:

  • Inteligência Artificial (A.I.);
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Aprendizado de Máquina (Machine Learning); e
  • Gestão de Grandes Bancos de Dados (Big Data).

A indústria 4.0 surgiu – em meados de 2010 – na Alemanha, com o intuito de tornar as empresas cada vez mais automatizadas, fazendo uso da tecnologia como fonte para tomada de decisões ou até mesmo ter a resolução de problemas vindos diretos do seu processamento.

Não há dúvidas, a tecnologia possui um potencial imenso para a otimização do mercado – que ainda tem muito mais a ser explorado. E os Recursos Humanos não poderiam ficar simplesmente de fora dessas inovações.

Desse modo, isso resultou no famigerado termo:

RH 4.0

O que é o RH 4.0?

Sendo assim, tendo ciência do que é a indústria 4.0, chega a hora de conhecermos o RH 4.0 e todas inovações que ele traz à área de Recursos Humanos.

Pois então, como bem sabemos, os Recursos Humanos ficam responsáveis por cuidar de todo o capital humano da organização, seja por meio da garantia dos seus direitos, da sua motivação ou por via de uma gestão justa, que beneficie e otimize a produtividade e busque entender e corrigir a falta dela.

No entanto, sabemos que tratar de pessoas exige um crivo muito específico, uma vez que um gestor, tomador de decisões, por mais profissional que seja, pode tomar decisões enviesado por N fatores que não necessariamente interferem na produção da empresa.

Sem contar que, além das decisões “viciadas”, outro problema muito perigoso à gestão pessoal das empresas é a desorganização de dados estruturados – aqueles contabilizados e armazenados dentro um banco de dados de propriedade da empresa – e dos dados não estruturados – aqueles vindos de terceiros, sem organização interna.

Tudo isso toma tempo – que já citamos a sua crucial importância.

Portanto, como solução a tudo isso, surge o RH 4.0, uma solução derivada da indústria 4.0, que faz uso da tecnologia, do processamento e interpretação de dados e de ferramentas tecnológicas – como programas, softwares e plataformas – para trazer as melhores soluções aos gestores e profissionais de RH, garantindo, assim, uma avaliação justa e completa das necessidades empresariais, relacionadas ao setor de Recursos Humanos.

E como aplicar o RH 4.0 em seu negócio?

Primeiro, sim, você precisa do auxílio de um profissional de TI, ou melhor, pode se especializar na área.

Existem várias opções de cursos e especializações que podem ser realizadas por você, como, por exemplo:

  • Big Data Analytics;
  • Machine Learning; e
  • Data Science.

Segundo, conte com a orientação de profissionais experientes na área. Seja para adquirir maior conhecimento sobre as necessidades do setor ou para ter o melhor direcionamento de carreira.

Sendo assim, acesse esta página agora mesmo e entre em contato conosco: Queremos conhecer você 🙂

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
O RH Estratégico É Uma Das Saídas Para A Crise…
Cresta Posts Box by CP

Preencha o formulário para realizar o download do E-book 7 Coissas Essenciais para sua carreira!
Estudante de RH
.