skip to Main Content
O Que Você Precisa Para Estagiar Na área De RH?

O que você precisa para estagiar na área de RH?

Um guia prático para você se identificar e se destacar na área de RH!

Se as relações humanas são a sua paixão, então entenda, neste artigo, como iniciar uma carreira de sucesso na área de RH!

As empresas, por mais automatizadas e tecnológicas que sejam, são compostas por pessoas e suas ideias, interações e objetivos.

Portanto, saber como gerenciar essas pessoas garante que as empresas continuem crescendo e oferecendo suas soluções aos seus consumidores.

No entanto, ao mesmo tempo em que temos nas pessoas todos esses benefícios – que são extremamente necessários para que negócios se mantenham em constante crescimento -, também encaramos no capital humano diversas variáveis que precisam ser controladas para que o benefício não se torne prejuízo…

Em outras palavras, cabe à área de RH identificar o que trás produtividade e o que trás improdutividade para as empresas, sabendo equilibrar a qualidade de trabalho com os objetivos almejados pela corporação.

Desse modo, se o que você deseja é se destacar em meio à área de RH, este guia prático irá te fornecer dicas valiosas para que consiga o seu primeiro estágio dentro da área de Recursos Humanos, além de te dar tendências para o RH do Futuro…

E por falar em futuro, por que não começarmos por ele?

O que esperar da área de RH do Futuro?

Se você acompanha o nosso portal de conteúdo há algum tempo, já deve ter notado algumas publicações bem enfáticas em relação a quais são as áreas de RH que irão se destacar nos próximos anos – e que já vem sofrendo transformações por conta do RH 4.0.

Desse modo, para que fique claro a você, que busca por um estágio na área de RH, quais tendências são essas, a separamos nos seguintes tópicos;

Inteligência Emocional

Nos dias atuais, com a chegada da indústria 4.0, cada vez mais as pessoas têm ganhado destaque dentro das organizações, uma vez que têm maior liberdade criativa para agir – já que ações repetitivas e manuais são executadas por máquinas e softwares de automação.

Desse modo, saber lidar com a sua inteligência emocional e dos demais ao seu redor é o que promete aos profissionais de RH maior aproveitamento da produtividade das equipes.

Uma boa formação que você pode buscar para se destacar nesse quesito é a formação de analista DISC, que estuda o perfil comportamental das pessoas e, dessa forma, entende o que as influenciam.

Para saber mais sobre essa formação, você pode acesse o link deste curso oferecido pelo Grupo Socium: Formação e Certificação Analista Comportamental DISC.

People Analytics

Agora, olhando mais fixamente para o uso da tecnologia em si, hoje, sabemos que, com poucos cliques, é possível resumir dias de trabalho em poucas horas.

Desse modo, cabe aos gestores e profissionais de RH um papel muito mais analítico sobre as equipes e seus níveis de satisfação, desempenho e evolução – o que, se bem administrado, traz maior lucratividade e menos rotatividade para empresas.

Sendo assim, com base nisso, surge o people analytics – que não é tão novo assim, mas ganhou ainda mais poder com a chegada no RH 4.0 e da inteligência artificial.

O people analytics se baseia em utilizar dados para definir as melhores ações para empresas, acompanhando os seus resultados por métricas.

Algo que já é realizado na gestão estratégica das empresas, mas que ganha mais poder quando aplicado à gestão de pessoas.

Compliance Trabalhista

Agora, por mais que este tópico não seja lá algo tão novo – na verdade está mais para uma obrigação das empresas – não são todas as corporações que têm um pleno compliance trabalhista em seus processos – o que pode vir a gerar custosos processos trabalhistas e manchas em sua reputação.

No entanto, como estamos destacando que o futuro é marcado pela automação e pela inteligência artificial, é importante ter em mente que, para que você se destaque aplicando compliance trabalhista, é necessário se apresentar com uma postura mais consultiva, realmente auxiliando os gestores das empresas.

Como conseguir um estágio na área de RH?

Portanto, agora que conhecemos algumas das maiores tendências de sucesso da área de RH do Futuro, vamos te dar algumas dicas práticas para que consiga um estágio de sucesso…

O que acha? Vamos lá!

Dica #1 – Tenha foco naquilo que realmente gosta de fazer e irá se dedicar

Se você precisasse de dinheiro para sobreviver e seu trabalho fosse um simples hobby para passar o tempo, o que você faria?

A resposta dessa pergunta é o que irá determinar em qual área você deve focar…

É claro que podem surgir outras oportunidades de estágio em outras áreas dentro do RH, no entanto, é sempre bom não fugir muito do que você almeja para não acabar se frustrando.

Dica #2 – Mantenha-se em constante atualização e deixe seu currículo visível

Identificado o que realmente te atrai e enche o seu coração de inspiração, chega o momento de dizer ao mercado que você é uma pessoa boa nisso – ou pelo menos se esforça para ser boa nisso!

Portanto, busque por informações a respeito dessa área, siga influenciadores dessa área de RH e faça cursos de especialização – pode ser que você encontre alguns gratuitos na internet, mas, se precisar pagar, veja isso como um investimento.

Outro detalhe importante é deixar o seu currículo bem visível aos recrutadores, para isso, atualize o seu LinkedIn – não se esqueça de marcar a opção “Disponível para Trabalhar” – e se inscreva em site de vagas de emprego como o Empregga: Empregga – O Maior Portal de Empregos!

Dica #3 – Embora existam vagas “cara de pau”, o que realmente interessa é o seu comprometimento

Sim, nós sabemos que existem muitas vagas bem “cara de pau” por aí, exigindo experiência para vaga de estágio – e nós esperamos que quando conseguir, seu estágio não faça isso!

Mas, mesmo encarando algumas vagas como essas, saiba que o mais importante a ser avaliado é o seu comprometimento…

Experiência e conhecimento você adquire com o tempo, mas personalidade e comprometimento já devem ser habilidades natas!

Dica #4 – Indicações são a dica de ouro para um bom estágio!

Por fim, nada como uma boa indicação para de dar aquela ajudinha, não é mesmo?

Portanto, use e abuse do LinkedIn para conseguir bons contatos com boas empresas – mas não vá mendigar atenção…

O ideal é dar para receber em troca, então, comece a movimentar suas redes sociais com artigos ou curadorias da área em que você estuda e logo verá que estará chamando a atenção de quem realmente importa!

E então, o que achou das dicas? Se curtiu, compartilhe este artigo com demais colegas que desejam conquistar o primeiro estágio!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
Troque pilhas de papel e meses de processos por poucos…
Cresta Posts Box by CP

Preencha o formulário para realizar o download do E-book 7 Coissas Essenciais para sua carreira!
Estudante de RH
.