skip to Main Content
Gestão De Pessoas: O Que é E Qual Sua Importância?

Gestão De Pessoas: O que é e qual sua importância?

Gestão De Pessoas: Entenda De Uma Vez Por Todas O Conceito Dessa Ferramenta Importantíssima Para A Sua Empresa E Comece Hoje Mesmo A Garantir O Seu Crescimento De Forma Saudável!

Sua Empresa Está Com Dificuldades De Aumentar Os Resultados? Você Não Vê Mais Maneiras Para Engajar Os Seus Colaboradores? Não Se Preocupe! A Gestão De Pessoas Vai Mudar Os Rumos Do Seu Negócio!

Por vezes, ouvimos falar sobre a gestão de pessoas, ainda mais no ramo de Recursos Humanos, que tem como foco principal efetivar essa atividade. Contudo, é mais do que visível que, o que algumas empresas chamam de “gestão de pessoas”, é, na verdade, uma controladoria de pessoas.

O capital humano, como você bem sabe, é o maior patrimônio de uma empresa, tendo em vista que, sem ele, se tornaria impossível desenvolver as atividades previstas, além, é claro, de cumprir com os objetivos previstos.

Dessa forma, quando falamos em capital humano e gestão de pessoas, é necessário perceber que há um atrelamento entre os dois, posto em pauta que este é o verdadeiro foco da metodologia: potencializar ao máximo o capital humano através do desenvolvimento e especialização do corpo de colaboradores.

Contudo, assim como fora dito anteriormente, em grande parte das vezes, há uma confusão. Vamos explicar melhor: 

O Que É Gestão De Pessoas?

Em suma, a gestão de pessoas se refere ao potencial  empresarial baseado nas capacidades, necessidades e possibilidades do quadro de funcionários. 

Destarte, para que isso possa ser posto em pauta, é necessário compreender que o comportamento organizacional é muito mais que uma simples teoria.

Portanto, com o correto seguimento do comportamento organizacional, se torna possível pôr em ação o plano de gestão de pessoas e, dessa forma, potencializar o capital humano. 

Imagine:

Uma empresa com cerca de 50 funcionários vem tendo dificuldades para desenrolar a solução de um problema que, aos olhos de quem está de fora, é muito simples: entregar melhores resultados aos seus clientes.

Assim, para que isso seja feito, são estudados novos processos, ferramentas e caminhos a fim de corroborar com o objetivo principal.

Contudo, seguindo essa mesma linha, a empresa começa a pôr cargas mais pesadas para seus colaboradores, exigindo, assim, que se adaptem de maneira sumária aos novos dogmas implementados e, sem quaisquer julgamentos, “facilitem” o seu trabalho com as novas ferramentas e processos.

No entanto, em momento algum procura-se saber se, de fato, a atividade desenvolvida pelos colaboradores tem sido facilitada… o que acontece é a potencialização do êxodo de talentos (turnover) e, consequentemente, a perda do potencial competitivo da organização.

Isso não é gestão de pessoas!

Agora, em contrapartida, pense na seguinte situação:

A mesma empresa, ao se deparar com a dificuldade de entregar melhores resultados aos seus consumidores, se vê diante de um dilema. Afinal, é necessário garantir a satisfação dos pagantes… no entanto, os colaboradores são levados em conta durante o procedimento.

Processos passam a ser melhor avaliados e, consequentemente, é feito um estudo aprofundado sobre cada setor, procurando encontrar de maneira efetiva a raiz do problema. 

Descoberto o fato gerador da dificuldade, vê-se a necessidade de modificar metodologias de desenvolvimento e, assim, considerar ferramentas úteis para o desenrolar das rotinas.

Os colaboradores – muito diferente do exemplo anterior – são ouvidos, as dificuldades para com a nova forma de trabalho são elencadas através da equipe de gestores e, dessa maneira, todos passam por um processo de adaptação que, por fim, resolve o problema.

Sem perda de talentos, sem aumento do turnover e, principalmente, com potencialização do capital humano.

Entende a diferença? 

No primeiro exemplo, vemos claramente que não há o fator humano no processo de mudança, a facilitação das atividades dos colaboradores não é posta em pauta e, obviamente, tudo dá errado.

Já no segundo exemplo, os processos são pensados para pessoas, não há a imposição, mas, sim,  o estudo de necessidades, o que, consequentemente, elenca os problemas que, de pronto, são resolvidos com a capacitação da equipe.

Mas, então, como fazer a correta gestão de pessoas e não ordená-las?

3 Preceitos Básicos E Efetivos Para A Correta Gestão De Pessoas

1 – Foco Nas Pessoas

Você conhece bem o setor de RH, então, também entende que todas as ações são focadas em pessoas a fim de potencializar não apenas os resultados pessoais, mas os resultados da organização como um todo.

Dessa maneira, é preciso identificar dificuldades e organizar maneiras de elevar o capital humano ao seu máximo nível de desenvolvimento e evolução, com atividades que desempenhem o melhor de cada colaborador, e, dessa maneira, sejam capazes de aumentar a produtividade e rendimento.

2 – Quanto Mais Preparados Estiverem Seus Colaboradores, Melhores Serão Seus Resultados

Assim como dito anteriormente, seus colaboradores precisam de capacitação máxima e, assim, estarão mais engajados com cada projeto empresarial, podendo, até mesmo se entregarem sem a necessidade de solicitar isso a eles.

Contudo, é necessário estar muito atento, visto que um pequeno deslize no comportamento organizacional, ou postura irregular dos líderes em relação aos objetivos empresariais, pode dificultar processos e facilitar o aumento constante de turnover.

3 – Conciliação Dos Perfis De Colaboradores Com O Foco Da Sua Empresa

Tendo em vista que seus colaboradores são os mais diversos possíveis, é claro que todos têm uma visão diferenciada de cada aspecto que compõe o trabalho.

Portanto, é necessário  entender o perfil de cada pessoa que compõe a sua equipe e alinhá-lo ao foco empresarial para, assim, alcançar os melhores resultados, explorando o máximo potencial produtivo de cada um.

Potencializando Seus Resultados Com A Verdadeira Gestão De Pessoas

Assim como você pôde ver, são diversos fatores que compõem a gestão de pessoas. Contudo, alguns são muito mais específicos e determinantes que outros. 

Dessa maneira, contar com especialistas para efetivar os seus resultados e garantir que a gestão de pessoas tem sido feita da maneira correta na sua empresa pode, sem dúvidas, ser o melhor caminho para alcançar todo o almejado.

Sendo assim, caso precise de auxílio com os seus funcionários, caso queira potencializar o capital humano do seu negócio e, é claro, caso esteja focado em aumentar os seus ganhos, entre em contato com a gente!

Será um enorme prazer poder mostrar toda a nossa expertise e colocá-la em prática para aumentar as chances de crescimento saudável e constante do seu empreendimento.

Estamos esperando por você!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
Business Partner, O Elo Entre O Talento E O Lucro!…
Cresta Posts Box by CP

Preencha o formulário para realizar o download do E-book 7 Coissas Essenciais para sua carreira!
Estudante de RH
.