skip to Main Content
4 Lições Para Os RHs Sobre Recrutar Como Um Headhunter

4 lições para os RHs sobre recrutar como um Headhunter

Você já se imaginou recrutamento e seleção podem ser mais fáceis? Aprenda com o recrutamento headhunter.

Conhecidos por serem bons “caçadores” de talentos, em especial para cargos de alta gestão executiva, os headhunters são profissionais que se diferenciam dos recrutadores comuns, justamente por essa alta capacidade de assertividade na seleção.

Não queremos dizer que os RHs, que atuam em processos seletivos sempre cometem falhas na hora de contratar uma pessoa.

Queremos apenas lembrar que, por atuarem com foco para preencher posições críticas de uma empresa – CEOs, vice-presidentes, diretores, consultores, etc –, os headhunters não aceitam errar em uma contratação.

Pensando nisso, resolvemos listar neste post 4 lições sobre recrutar como um Headhunter para os profissionais de RH.

Mesmo que você não faça recrutamento e seleção de profissionais de alta gestão, fique atento a essas dicas que podem ser úteis inclusive para o seu próprio desenvolvimento.

Lição 1:  Trabalhe com foco na descrição da vaga

Na ânsia por preencher uma vaga em aberto, muitos RHs acabam fazendo concessões e aceitando profissionais nem tão preparados para o cargo.

Os headhunters dificilmente cometem esse erro, já que, conforme comentamos, eles costumam ser convocados para encontrar profissionais de alta liderança.

Os líderes devem estar preparados para assumir o desafio proposto, sem hesitar.

Por isso, cabe ao recrutador agir buscando a mesma assertividade, apegando-se à descrição do cargo para encontrar o talento ideal.

Lembre-se que, além de características técnicas (como formação e experiência), é importante observar comportamentos, habilidades e competências.

Lição 2: Demonstre interesse pelo candidato

Para vencer a concorrência por bons talentos do mercado o jeito do recrutamento headhunter é não abordar os candidatos de uma forma simples, impessoal ou fria.

Podemos dizer que, desde a primeira abordagem, eles se mostram bastante interessados em conhecer o profissional que está em foco.

No RH, por vezes, vemos que muitos recrutadores vão para a sala de entrevistas com uma postura excessivamente avaliadora, capaz de desanimar qualquer candidato.

Essa atitude é mais do que ultrapassada, como também desnecessária.

Sugerimos que você mostre interesse pelo candidato e faça com que ele se sinta bem desde o primeiro dia que pisar na sua empresa.

Nunca se sabe se é ele que virá a se tornar um parceiro seu ou de sua empresa.

Lição 3: Faça bons contatos

Os headhunters raramente atuam atrás de uma mesa, na frente de um computador, esperando que o profissional certo apareça, num passe de mágica, bem na sua frente.

Eles participam de feiras, fóruns, congressos e palestras. Fazem bons contatos, trocam cartões e sabem se relacionar com outros profissionais.

O profissional de RH deve imitar essa postura e sair da zona de conforto de sua sala e do ambiente virtual. Afinal, o candidato certo para a vaga pode não ter enviado um currículo para o seu e-mail. Vá ao encontro dele!

Lição 4: Cuide de seu marketing pessoal

Os eventos acima citados servem não apenas para que você encontre talentos, mas para que você faça bons contatos, inclusive para a sua carreira no RH.

Recrutar como um Headhunter também é saber cuidar bem de seu marketing pessoal, seja na forma de se apresentar (aparência, postura, fala), seja na manutenção dos contatos estabelecidos (entrega de cartões, troca de e-mails, notificação por LinkedIn, etc).

Esperamos que essas dicas ajudem você a evoluir em sua carreira no RH!

Quer baixar o nosso ebook gratuito? É só clicar no banner abaixo:

 

Por Tiago Ocanha,

Cofundador do RH do Futuro

Publicado em 22 de Junho de 2018

 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recommended
Assim como em outras áreas de um negócio, a gestão…
Cresta Posts Box by CP

Preencha o formulário para realizar o download do E-book 7 Coissas Essenciais para sua carreira!
Estudante de RH
.